Tinha sido decidido que este domingo iríamos para Santo António Mixões da Serra explorar alguns dos muitos trilhos que por lá abundam. A hora de partida foi às 8:00h em ponto, carrinhas carregadas com bikes e bikers e vamos lá que se faz tarde.
Chegados ao nosso destino tratou-se de descarregar as "meninas" e fomos tomar o cafezito da praxe.
O plano delineado era explorar a zona entre Mixões e Brufe voltando depois a Mixões onde pegaríamos nas carrinhas e seguiríamos rumo a casa.
Começamos então pela estrada que vai para Brufe e metemos por um lindo singletrack à nossa esquerda, mas, infelizmente, rapidamente nos apercebemos que não ia pela direcção que nos interessava, e assim sendo, toca a dar meia volta e subir novamente até ao alcatrão.
Andamos mais algum tempo pelo alcatrão e apanhamos um trilho à nossa direita que nos levou a Gilbarbedo.
Este trilho foi uma excelente escolha pois é bastante técnico, pena foi que o que é bom acaba depressa e quando demos por ela lá estavamos novamente no alcatrão e a uma cota já bastante mais baixa.
Como não havia outro remédio lá fomos subindo, subindo até ao famoso restaurante "O Abocanhado", mas antes ainda tivemos um tempinho para uma possível alternativa que se revelou uma má opção pois fomos forçados a subir com as "meninas" à mão.
Depois de atravessarmos Brufe fomos andando até Cortinhas onde deu para tirar fotos dos seus famosos espigueiros. Aqui apanhamos um trilho pelo meio dos pastos que nos levou direitinhos a Cutelo, mais uma vez, deu para tirar mais umas fotos aos espigueiros. Tentou-se aqui um trilho estilo calçada romana, mas por unanimidade foi decidido não o fazer pois tinha demasiada água e a inclinação metia respeito.
Depois de rodarmos 180º e voltando a atravessar novamente Cutelo apanhamos a estrada que nos levou até Figueiredo. Daqui fizemos mais alguns quilómetros por alcatrão até entramos num estradão à esquerda com umas vistas interessantes e que nos levou à estrada de Mixões, aqui foi subir um pouco e estávamos novamente junto às carrinhas, eram 11:45h, tínhamos feito cerca de 25Km.
Como não tinhamos o constrangimento do resto do pessoal de ter que estar em Vila Verde até ao meio-dia, eu e o Frazão decidimos continuar até Vila Verde mas não pelos trilhos por nós conhecidos, a ideia era explorar um possível acesso para o lado de Terras do Bouro. Desta parte as fotos são muito poucas pois não estávamos interessados em perder grande tempo, pois o plano era tentar chegar a Vila Verde por voltas das 13:30h.
Seguimos então rumo a Bezeguimbra quer por trilhos já conhecidos quer por outros que foram novidade.
De Bezeguimbra apanhamos uma nova opção que nos levou directos ao Fojo do Lobo. Aqui apanhamos o estradão que vai até ao cruzeiro de Gondomar, e aqui sim começou a verdadeira exploração pois engatamos aqui num trilho à esquerda, que se revelou uma descida espectacular.
Descida esta que nos levou até perto da aldeia de Costa. A descida é longa e extenuante, tem de tudo, regos, pedra, pedra solta, calçada, enfim, o chamado rebuçado, não demos o nosso tempo por mal empregue. Pergunto a mim mesmo senão deveria ser incluída num dos futuros trilhos de Santo António Mixões da Serra.
Continuamos a descer por mais um estradão na zona de Valbom - S. Martinho e que nos levou até à estrada que vem de Valdreu / Terras do Bouro e segue para Vila Verde.
Decidimos aqui que não valia a pena explorar mais e resignados lá fomos fazer o alcatrão até Vila Verde. Chegamos a Vila Verde eram 13:25h cansados e com fome, mas satisfeitos com a voltita do dia. Para já fica a promessa que voltaremos lá acima para explorar outros trilhos...
Ficha Técnica:
Distância: 52 Km
Acumulado de Subida: 1.262 m
Acumulado de Descida: 1.865 m
Bêtêtistas de Serviço: Ângelo, David, Frazão, Mário, Ricardo, Rui e Silva
A CARRINHA ANDA MAIS QUE AS BIKES HAHAHA.....
ResponderEliminar