segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vila Verde - Gerês - Vila Verde - 25/09/11

Desta vez fomos, juntamente com uns amigos do Clube de Montanhismo da Guarda, percorrer os trilhos da já "famosa" volta Vila Verde - Gerês - Vila Verde.

O tempo estava óptimo para passear, saímos de Vila Verde cedo, cerca das 8h, pois a volta é longa e devido ao facto de ter um acumulado elevado e muitos quilómetros de trilhos técnicos, torna-se demorada. Basicamente pode-se dividir a volta em 3 partes: 
a primeira parte Vila Verde - Mixões é a mais complicada pois sobe-se bastante e por trilhos que já requerem destreza técnica, refiro-me concretamente às calçadas que temos que "vencer", quer a subir quer a descer. Depois de vencida esta parte e depois de um abastecimento no café local, iniciamos a segunda parte, esta parte liga Mixões ao Campo do Gerês e é a meu ver a parte mais interessante em termos paisagísticos. O planalto que liga Mixões a Brufe é de uma beleza extraordinária e lembra-nos imediatamente o Gerês, passamos pelas aldeias de Cutelo e Cortinhas antes de chegarmos a Brufe, onde tiramos a foto de grupo por cima do restaurante "O Abocanhado". Daqui descemos em direcção à barragem de Vilarinho das Furnas e depois fomos "almoçar" ao parque de campismo de Cerdeira no Campo do Gerês. Depois do repasto faltava fazer a terceira e ultima parte, a famosa Geira Romana ou Via Nova com os seus trilhos bastantes técnicos e nos quais estamos constantemente a lutar por controlar a bike. Esta parte liga o Campo de Gerês até à localidade de Santa Cruz, onde abandonamos a Geira e rumamos a Caldelas. A Geira em si é um desafio sempre interessante, já a percorremos inúmeras vezes e não nos cansamos de o fazer, assim permaneça por muito tempo. Bom depois de Caldelas descemos em direcção a Vila Verde, pois a tarde estava quase no fim e aguardava ainda uma viagem longa aos nossos amigos da Guarda. Esperamos que esta não tenha sido a ultima vez que pedalamos juntos, pois temos para "oferecer" muito mais em termos de BTT.

Fica a seguir a visão fotográfica dos 3 "fotógrafos" de serviço:

 A "visão" do Ângelo...









































































A "visão" do Mário...































A "visão" do Frazão...









































































































2 comentários:

  1. Bonito passeio. Fiquei com muita vontade de me "fixar" uns dias no parque de campismo e conhecer melhor a zona.
    Abraços
    Tiago Lages

    ResponderEliminar
  2. Espetacular! Já me havia deliciado com a descrição e com as fotos, no blog dos Tiaguss, estes dias quando pesquisava na net uns trilhos. Inclusive já arquivei o trilho, para um dia destes repetir esta vossa façanha.
    Abraço

    ResponderEliminar