domingo, 17 de janeiro de 2010

Santa Isabel do Monte - 17/01/10

Ainda não eram 8h da manhã e já as bikes dos 6 bttistas, que responderam à chamada, eram montadas na carrinha. Tal como combinado um par de dias atrás decidimos ir a Santa Isabel do Monte.

Como se sabia que o tempo iria estar chuvoso foi decidido começar o passeio mesmo lá em cima em Santa Isabel e a ideia seria vir desde lá de cima até Vila Verde, supostamente andava-se numa zona relativamente plana para depois descer, supostamente pois aquilo fartou-se de subir e subir e subir (desculpa lá a esfrega amigo Rui).



Inicialmente percorremos alguns dos trilhos usados pelos CisterBTT no seu segundo passeio, amigo Tony Soares, bem dizias que eram 5 estrelas, apesar de duros.




O terreno estava do pior, rapidamente nos apercebemos que iria ser uma volta durinha, a lama e a água abundante dificultavam imenso a progressão, o primeiro a abrir as hostilidades foi o amigo Frazão que conseguiu enterrar a roda da frente da sua montada com o consequente OTB, mas mais se seguiriam.





Para compensar o estado do terreno tínhamos a paisagem que era simplesmente soberba, aqui ficam algumas fotos, apesar de não reflectirem a verdadeira beleza desta zona.








A dada altura fica claro que não vamos conseguir estar em Vila Verde à hora prevista e rapidamente é delineado um plano alternativo.





Apanhado o estradão que vem da Abadia, chegamos ao famoso cruzamento dos 4 caminhos, aqui, metade do grupo vai descer até S. Sebastião da Geira onde será recolhido e a outra metade continuará até Vila Verde.

Nesta altura a água já se tinha acabado, o David ainda tentou, mas da torneira só saía ar.

Aqui inicia-se verdadeiramente a descida até à Geira Romana, graças ao mestre Frazão fizemos uma descida espectacular e nova para o grupo. Desta parte não temos fotos pois o tempo esgotava-se rapidamente. Apanhada a Geira lá seguimos até Santacruz onde descemos até Caldelas. Daqui até casa foi decidido ir por estrada pois o nosso tempo já se esgotara. Eram praticamente 2h da tarde quando entramos em Vila Verde, cansados e esfomeados, nem vos digo o que sentimos quando ao passar num conhecido restaurante levamos com um cheirinho a comidinha nas narinas, que quase, quase ficávamos ali.

Amigo Silva obrigado por estares sempre disponível quando o grupo precisa de ti.

PS: fica aqui um video de um pequeno momento...




Ficha técnica:
Distância: 42Km
Acumulado de subida: 1.025,45m
Acumulado de descida: 1.697,81m

Bttistas de serviço: Angelo, David, Frazão, Mário, Monteiro e Rui.

6 comentários:

  1. Então Sr. Angelo!!! Fartaste-te de subir?!! Ao olhar para o gráfico de altimetria não me parece que tenha subido assim tanto!! ;)

    Parabéns pela volta...e estes sim...são os "BVerdadeiros Bttistas" que independentemente do tempo aparecem para andar!

    Abraço,

    p.s. falta aranjar no blog um espacito para colocares os tracks para download...

    ResponderEliminar
  2. Ó xôr Rui, pois pelo gráfico parece um rebuçado, mas olhe que não, para teres uma ideia começamos a 770m de altitude e a altura máxima foi de 912m, ou seja com apenas 142m de declive conseguimos fazer mais de 1000m de acumulado. Quanto às tracks logo que possa ponho isso...

    ResponderEliminar
  3. Ó xõr Angelo para quando uma volta para a liga vitalis. o pai do monteiro agradece um abraço.

    ResponderEliminar
  4. hehehehe..... tá certo sr. Pai do Monteiro, a gente vai arranjar uma voltinha para a liga Vitalis :-)

    ResponderEliminar
  5. Não te esqueças que na voltinha vão os velhos calheiros e o silrva.

    ResponderEliminar
  6. Cuidado com a voltinha que o velho calheiro e o silrva se não chover querem ir ahahah.....

    ResponderEliminar