domingo, 24 de janeiro de 2010

A serra da Nora - 24/01/10

Como se previa o dia amanheceu sem nuvens e com um sol do qual já tínhamos saudades, confesso que ainda duvidei pois na noite anterior chovia.... mas enfim, ainda bem que o tempo tem destas coisas. Ainda não eram 8h e os 3 bttistas de serviço se apresentavam no local de partida habitual, depois das bikes carregadas e do cafezinho da praxe lá partimos em direcção a Ponte de Lima, onde como tinha ficado planeado, iríamos atacar a imponente Nora. Digo iríamos, porque em cima do joelho, mestre Frazão, resolve atacar a dita, por outra vertente, assim sendo chegados a Anais levamos a carrinha quase directamente até à famosa circular da Nora.

Sinceramente esta opção foi do meu agrado pois desta forma atacamos a torre de vigia da Nora fresquinhos como uma alface, a minha gripe agradeceu esta opção.

Chegados à torre de vigia foi tempo para tirarmos umas belas fotos, pois como o céu estava límpido, a vista alcançava Viana do Castelo, nomeadamente o seu estaleiro e o monte de santa Luzia, esta paisagem é excelente, vê-se o Lima a entrar no oceano. Do lado direito via-se o imponente maciço da Serra d'Arga, um dia destes lá iremos ter contigo, para já ficamos pelo aviso, aquilo deve doer...

Bom, refeitos da subidazita e lá fomos alegremente pelo simpático singletrack que desce directamente do posto de vigia, benditos espigões da crankbrothers, houve uma altura em que desejei que o raio do selim ainda descesse mais. Atacamos mais um cume e apanhamos o singletrack que passa entre os penedos lá no alto, muito bom, pena é que as pedras não permitiam grandes abusos, aquilo, digamos que escorregava um pouco, mesmo assim é chegar cá abaixo com um sorriso de orelha a orelha.

Aqui engatamos novamente na circular da Nora, onde a cada passo a deixávamos ora para fazer umas descidas, ora para umas subidazitas.

Foi altura do 1º reforço matinal, obrigado David pelos figos, bem bons. E como quem não quer a coisa, já estávamos do lado de lá, ou seja na vertente por cima da Correlhã. Passada esta fase relativamente tranquila, apenas tivemos que subir um autêntico rio, rio esse em que o David esteve quase, quase, para ter um encontro mais intimo com a água, mas preferiu abraçar as silvas e continuar sequinho.

A dada altura resolvemos inventar e fizemos uma descida não programada, atentem na técnica do Frazão e do David ...

Rolando mais uns quilómetros estávamos novamente a atacar a Nora pela vertente que fica em frente ao campo de golfe, e sinceramente, a vertente mais dura, além de longa e da inclinação a subida é bastante técnica, nesta altura do percurso isto sugou-nos as forças todas, foi o preço que pagamos por termos brincado com a Nora no inicio.

Depois destas rampas voltamos a apanhar a circular novamente, deixamo-la para fazer o ultimo singletrack do passeio. E daqui até ao sitio onde tínhamos estacionado a carrinha foi um instante.

Carregadas as bikes e despida a roupa encharcada em suor, lá nos dirigimos a Vila Verde onde chegamos por volta das 12:45h.

Em relação ao percurso posso dizer que é durinho, boas subidas, boas descidas, algumas bastante técnicas, é daqueles passeios que não se esquecem facilmente, quer pela magnifica paisagem quer pelos trilhos. Recomenda-se....

Aqui ficam uns pequenos videos: