segunda-feira, 5 de abril de 2010

O regresso ao Oural - 05/04/10

Como ainda não havíamos digerido a ultima vez que tínhamos tentado ir ao Oural sem sucesso, e uma vez que nada como uma "volta para homens" para derreter os excessos da Páscoa, foi lançado ao grupo o repto. Mas entre os "não posso que tenho que chegar cedo", os "comi demais e amanhã não vou poder com a bike" e os também já famosos "8 horas??? tão cedo!!!" apenas se conseguiu reunir 3 corajosos para efectuar tal empreendimento. Assim sendo às 8h em ponto estávamos no café do costume para o cafézinho da praxe. E ainda com os excessos do dia anterior presentes lá seguimos a um ritmo certo rumo à Xeira. Mas passados alguns quilómetros eis que surgem os primeiros sintomas que o travão de trás do Calheiros não estaria bem, ainda se tentou uma mézinha caseira.

Lá prosseguimos pelos trilhos íngremes e que em alguns sítios pareciam lagos tal era a água que tinham acumulada. O terreno estava pesado e dificultava bastante a progressão, mas lá acabamos por chegar acima.
Aqui foi tempo para um primeiro abastecimento e para constatar o facto de que o travão de trás da Intense tinha morrido, uma vez que não era possível a reparação e dado o que nos esperava em termos de descidas técnicas foi decidido que apenas eu e o David continuaríamos e o Calheiros retornaria a Vila Verde pelo asfalto.
Resignados com este percalço lá continuamos. 

Seguindo os trilhos que nos levavam a Pedregais, Romeu, Sobradelo, Ameixoeira e finalmente a Boalhosa, onde se lavou a cara e se comeu mais uma barrita. Depois da subida dos "frangos" lá acedemos ao inicio dos trilhos que nos levam às antenas do Oural.
Aqui tentamos uma alternativa, mas como vimos que estava a afastar-nos, pois estávamos quase a chegar a Porto Bom, voltamos atrás e rumamos em direcção às antenas. De referir que encontramos um amigo de 4 patas que fez questão de nos acompanhar até às antenas, o raio do cão andava que se fartava, só a descer é que o conseguimos despistar. O trilho estava bastante danificado e com muita água, o que dificultava bastante a nossa progressão. 

Nas antenas foi tempo de um ultimo reforço antes de iniciarmos aquilo porque tínhamos sofrido, ou seja as descidas fabulosas quase até Vila Verde. Mas antes ainda houve tempo para ligar às caras-metade a avisar da provável hora da nossa chegada, pois é o respeitinho é muito bonito e elas gostam. 
Já no singletrack ainda se tirou umas fotos antes de descer.
Aqui mais umas fotos do estradão que liga ao campo de futebol de Godinhaços. Este estradão está de cortar a respiração, tamanha é a velocidade que se atinge e os obstáculos que apresenta.
Continuamos em direção à Xeira onde apanhamos mais uma descida fabulosa que nos deixa perto o final da pista de motocross do Pico de Regalados. A descida está brava, para não dizer outra coisa, várias vezes vi "a minha vida andar para trás", a sorte é que as bikes tem mais juízo que os donos.
Daqui até casa foi sem sobressaltos e a bom ritmo onde chegamos eram 13:30h cansados mas com um sorriso nos lábios. Bem... eu além de um sorriso também trazia uns arranhões de uma silva já minha conhecida que costuma esperar por mim num certo singletrack. Para a próxima levo as tesouras no camelbak.


Ficha Técnica:

Distância: 38,5 Km
Acumulado de Subida: 1431 m
Acumulado de Descida: 1314 m
Bêtêtistas de Serviço: Ângelo, David e Calheiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário